Por ser de Banksy, a ação virou pauta em dezenas de jornais pelo mundo.
O misterioso e aclamado artista britânico conhecido pelo pseudônimo de Banksy faz uma nova e poderosa crítica social, desta vez, em Nova York. Quase sempre ele utiliza o grafiti para se expressar, mas, desta vez, o artista resolveu fazer uma instalação em um caminhão que rodará as ruas do Brooklin, nos EUA, por duas semanas.
Não existem muitas informações sobre a vida pessoal de Banksy, portanto, não se sabe se ele é vegano. No entanto, a julgar por esta obra, é possível acreditar que sim. Em um caminhão velho, Banksy colocou dezenas de animais de pelúcia que se movem e emitem um som parecido com uma sirene, como um alerta. O nome da instalação é “Sirens of the lambs” (Sirenes dos cordeiros), em uma clara alusão aos gritos de socorro que os animais emitem nos matadouros – quase sempre em vão.
Banksy teve o cuidado de escolher pelúcias de animais considerados de consumo (cordeiros, vacas, galinhas, porcos etc.) e colocou um panda entre eles, para aguçar ainda mais a reflexão em quem vê o caminhão passando. A região escolhida para ação é a “Meatpacking District” (Distrito Frigorífico), que tem esse nome por ter sido ocupado por frigoríficos e fábricas de embalagens para embalar carne.
A ação tem repercutido por grandes jornais mundo afora. Alguns jornalistas tentaram falar com o motorista do caminhão, que desconversa: “Eu não sei de muita coisa, só estou dirigindo. Só estou fazendo entregas, entregando carne fresca.”, diz.
As reações são diversas. Ao avistarem o caminhão cheio de animais de brinquedo “pedindo socorro”, algumas pessoas riem e tiram fotos com o celular, outras correm e outras ficam paradas, olhando. Entre as crianças, também não há unanimidade nas reações. Enquanto algumas pulam e tentam alcançar as pelúcias, outras choram assustadas.
Assista ao vídeo da ação | Youtube |
Nenhum comentário:
Postar um comentário