Graminha para gato – como plantar


388215_272819439510199_2144205251_n.jpg
Por serem peludos e se lamberem para se limpar, os gatos acabam ingerindo uma quantidade grande de pelos, que se acumulam no estômago e geram bolas de pelo, famosas pelo Gato de Botas do Shrek, e que causam engasgos e vômitos no gatos.
Uma dica bacana para evitá-las é oferecer ao gatinho grama. Sim, gatos comem alguns tipos de grama, pois elas ajudam muito na digestão. Se você não tem um belo quintal ou mora em apartamento como eu, a opção mais fácil é comprar as graminhas semi-prontas.
549165_577097769036109_1208009687_n.jpgUma que já comprei e é bem bacana é da marca Petpira, ela custa em média R$ 12,00 e vem num potinho. Basta tirar a fita adesiva do fundo do pote, molhar e esperar sete dias. A grama nasce verdinha, fininha e bacana. Basta regar e esperar de 6 a 8 dias para que os brotos de azevém, aveia e milhete formem nutritivas e verdes gramas. Também há a opção de você comprar a semente separada, funciona do mesmo jeito. Custa um pouco mais barato, mas você tem que plantar.
Apesar de prática, ela é levinha e não dura muito. Aqui em casa o Nico destruiu em uns quatro dias. Além da acidez da saliva, ele derrubava a planta e chegou a espalhar a “terrinha” que vem junto pela casa toda.
Grama de Milho de Pipoca
2010-07-11+22.20.02.jpg
Para quem gosta de aprontar como eu e também não quer gastar muito dinheiro, a melhor opção é milho de pipoca. Sim, milho normal, mas os de panela, não os de microondas. Você planta um pouco em um vasinho com terra, sem deixar os grãos muito no fundo e rega por alguns dias. Em mais ou menos uma semana, vão brotar umas graminhas grossas e bem verdinhas. Elas são mais resistentes e infinitamente mais baratas e os gatos adoram.
Esta semana resolvi fazer de novo. Os meninos não costumam ter bolas de pelos, porque comem ração que ajuda isso, mas é sempre bom inovar e oferecer coisinhas diferentes para eles, né?
O milho foi plantado hoje [domingo], em terra fertilizada. Nenhum segredo. Deixei no parapeito da janela, com ela fechada, para que eles não brinquem com a terra antes de brotar a grama.
O vaso ficou assim:
2010-07-11+22.18.41.jpg
Em 12 de julho
Ah… é importante não encharcar demais o vaso, senão fica meio fedido!
Pois bem, quando eu já estava sem esperanças, achando que tinha feito alguma coisa errada para que os matinhos não brotassem pela terra negra, eis que surge uma luz!
Ó só que fofo que fica! Esta foto é de sábado. Hoje já tem mais matinho e alguns já estão abrindo as folhas!
conforme+forem+passando+os+dias%252C+vou+postando+fotos+para+acompanharmos+a+evolu%25C3%25A7%25C3%25A3o+da+experi%25C3%25AAncia.+rs.jpg
Em 27 de julho
Logo mais a turma estará de pança cheia de mato hehehehe
Desenhando – você precisará de:
1 – Um pote, vaso ou jardineira. Isso dependerá do número de gatos que você tem. Caso tenha mais de um, recomendamos uma jardineira – igual a da foto – que pode ser encontrada em supermercados, na seção de jardinagem.
2 – Arrume terra e adubo de boa qualidade.
3 – Compre um saco de milho de pipoca – o que vem os caroços, não o de microondas.
4 – Como preparar: coloque a terra e misture com o adubo. Deixe, mais ou menos, uns três dedos da borda sem terra. Salpique o milho por todo o recipiente evitando que os caroços fiquem muito juntos. Cubra as sementes com terra – em torno de um dedo. Molhe harmoniosamente e tome cuidado para que nenhum caroço fique descoberto. Consiga um local que bata sol e de preferência sem acesso ao seu gatinho, porque ele pode fazer a festa cavando na terra. Molhe dia sim, dia não ou sempre mantenha a terra úmida, nunca encharcada – o que evitará da planta não desenvolver ou morrer devido aos fungos . Em 3 dias, mais ou menos, as raízes surgirão.
Dentro de 3 semanas, aproximadamente, o pé de milho já terá um tamanho bom.
O ideal é deixar a planta crescer uns 4 a 5 dedos pois, do contrário, os gatos acabam rapidamente com ela. Tome cuidado quando servir a fim de que eles não cavem no recipiente ou pisem nas plantas. Repita o plantio sempre que quiser, pois eles adoram.
E ficará assim:
6-setembro-2011-046.jpg
02-300x225.jpg
01-300x225.jpg
Grama de grãos de trigo
Ainda tem a grama de trigo. Aqui foi divulgado por uma página sobre coelhos, mas pode ser oferecida para os gatos também.
É super fácil de fazer, e você não precisará nem de solo (terra) para isso.
Você vai precisar de:
– Trigo em grãos (integral);
– pote plástico escuro e tampa;
– Bandeja plástica ou algo similar;
– Plástico para cobrir a bandeja;
– Papel toalha;
– Água;
– Carinho!
Instruções nas fotos:
971651_569835443060119_2123243508_n.jpg
1 – Coloque um punhado de grãos de trigo de molho em água num pote escuro, e cubra. Deixe de molho por 24 horas.
2 – No dia seguinte, algumas sementes já estarão até brotando. Escorra.
3 – Prepare uma bandeja plástica.
Forre a bandeja com algumas folhas de papel-toalha e espalhe as sementes por cima.
4 – Molhe bem e cubra com um plástico (pode ser desses de cozinha).
5- Deixe coberto com plástico por 2 a 3 dias, num lugar que receba bastante luz solar (sem pegar sol direto!), sempre observando se está úmido (é importante estar sempre úmido).
6 – Mantenha úmido, as sementes vão brotando.
7 – Com 3 a 4 dias, estará assim, e você pode retirar o plástico. Mantenha em local iluminado e não se esqueça de regar ou borrifar água umas 2x ao dia!
8 – Com cerca de 6 dias, estará assim.
9 – Mantenha em local arejado, e observe a raiz, pra ver se não há formação de mofo.
10 – Com 7 dias… um “tapete” de grama lindo!
Você pode deixar crescer por mais uns dias, ou já servir aos orelhudos.
Se preferir, pode plantar em vasos com terra, assim não terá o problema do mofo e poderá cortar e deixar crescer novamente por mais vezes.
11- Você encontra os grãos para venda em supermercados, como esse da embalagem.
Serve para coelhos, gatos e porquinhos da índia.
Erva do Gato
540884_485568578153380_711765718_n.jpg
A Erva-dos-gatos/Catnip é famosa pelos efeitos nos gatos, que ficam eufóricos e gostam de cheirar e brincar com a planta.
Como plantar: escolha bem a área do canteiro, preferencialmente terras com alto teor de matéria orgânica. Em geral, as ervas não devem ser cultivadas com uso de adubos químicos para se obter um sabor mais intenso e plantas mais compactas. Revolva a terra entre 20 e 30 cm de profundidade e, se desejar, misture para cada m2 de canteiro 150 g (1 copo) de esterco bem curtido ou húmus, uma semana antes da semeadura ou do transplante. Irrigar uma vez por dia, sem encharcar, de preferência no início da manhã ou no final da tarde. Também podem ser cultivadas em vasos dentro de casa.
Dicas: gosta de solos bem drenados e arenosos, em pleno sol. Depois de florescer, podar bem.
Época de plantio: todo o ano, exceto em épocas de geadas.
Germinação: de 15 a 30 dias
ervado.jpg
fonte:https://vidagateiro.wordpress.com/page/2/

Nenhum comentário:

Postar um comentário