Ter um animalzinho é uma das grandes satisfações da vida. Ele é um companheiro fiel, animado e alegra toda a casa. Mas, às vezes, um compromisso pode te impedir de cuidar do seu amigo. E é por essa possibilidade que você não terá um cachorrinho e desfrutará das alegrias que ele proporciona? Não! É exatamente neste ponto que entra uma das ideias mais interessantes: hotel para cães.
Basicamente, você não precisa mais pedir para que alguém faça o favor de cuidar do seu cãozinho durante uma viagem. Hotéis para cães são espaços onde você pode deixá-lo e ter certeza que está feliz, seguro e bem cuidado. O hotel para cães é realmente muito útil para seus donos. Hoje, quase toda cidade média tem esse serviço sendo oferecido.
Mas é só deixar meu cãozinho lá?
O estabelecimento é chamado hotel para cães e mantém as convenções de um hotel tradicional, deve-se ligar e fazer reservas, escolher o tipo de acomodação e os serviços e cuidados para seu pet. As habitações geralmente são individuais, com espaço coberto e espaço para banho de sol. Além de espaços comunitários, para socialização e brincadeiras.
Sobre as reservas, é preciso saber que também há alta e baixa temporada. Os hotéis começam lotar cedo no período do Natal e Ano Novo, férias e feriados. Então faça sua reserva com antecedência. Há opções diárias, semanais, mensais e para os fins de semana. Assim, o pacote nestes hotéis é totalmente personalizado, para as necessidades do seu companheiro e o tempo que ficará por lá.
Deveres para os donos também
A maioria dos hotéis do setor pede que seu pet passe por uma consulta veterinária e exige uma série de cuidados, como carteira de vacinação em dia, o uso de medidas anti-pulgas e vermifugação atualizada. Confira as vacinas de cães explicadas e verifique se seu cãozinho está com a saúde em dia.
Alguns hotéis impõem certas restrições, como a idade. Cachorros idosos, com mais de 12 anos, por vezes não são aceitos, devido ao cuidado extra necessário. Também não são aceitas fêmeas no cio, como medida de segurança para evitar a reprodução. Devido a todos esses cuidados, é recomendável o planejamento, com antecedência, da estadia do seu cãozinho em qualquer hotel.
Mas meu cãozinho vai passar uns dias trancado?
Não. Quanto às acomodações, estes hotéis não costumam utilizar gaiolas, os animais ficam em ambientes espaçosos e individuais, com um espaço coberto e outra parte aberta, para possibilitar um agradável banho de sol. Dentre os serviços oferecidos pelos hotéis para cães, estão as funções de pet shop e passeios e atividade física. Em todo caso, peça para conhecer as instalações e a lista de serviços oferecidos.
O hotel também serve de residência para o seu cão
Alguns hotéis oferecem residência para os cachorros em situações diversas, nos dias úteis ou nos fins de semanas. Os donos podem aparecer nos hotéis para fazer uma visita e brincar com seu cãozinho. É uma opção para aqueles que trabalham muito e quase nunca estão em casa, por exemplo.
O transporte pode ser agendado
Alguns hotéis para cães oferecem o transporte, é só agendar e o hotel vem buscar seu cãozinho em casa, com todas as mordomias de ter um motorista. O serviço às vezes tem restrição de horário, pelo trânsito e temperatura, por exemplo, mas tudo pode ser agendado da melhor forma possível.
Meu cãozinho não sentirá falta de casa?
Com certeza seu cãozinho vai sentir sua falta, mas os hotéis propiciam um ambiente acolhedor, seu companheiro vai brincar com outros cachorrinhos e ele vai se divertir bastante. Para que ele se sinta mais confortável, você pode levar alimentos e brinquedos que ele já esteja acostumado.
Hotéis Pet Friendly
Nos dias de hoje, nem só os estabelecimentos específicos para animais recebem pets, e com o grande aquecimento desse mercado no Brasil e no mundo, cada vez mais hotéis tradicionais (para pessoas) estão aceitando a hospedagem de bichinhos de estimação junto com seus donos.
A grande maioria das regras adotadas pelos hotéizinhos para cães e gatos também faz parte das políticas de hospedagem tradicional, e atestados de saúde, vacina e vermifugação – entre outros – podem ser requisitados para que o dono de um animal possa levar seu pet na bagagem.
Portanto, verificar as normas específicas de onde você se hospedará é uma boa pedida para evitar transtornos e complicações – possibilitando que o proprietário de um animal providencie todo tipo atestado requisitado e se encaixe nas regras específicas do hotel.
Além disso, caso a sua viagem seja para localidades muito distantes, há a possibilidade de que seja necessária a emissão de um certificado especial para liberar que o transporte do animal seja feito dentro da lei. Esse documento especial é chamado de Certificado Zoossanitário Internacional, e comprova a saúde do seu pet por meio da assinatura de um médico veterinário – sendo requisitado, na maioria dos casos – por companhias aéres e rodoviárias.
Voltando aos hotéis tradicionais, há muitos estabelecimentos que contam com espaços específicos para o alojamento de cães e gatos enquanto os seus donos estiverem hospedados no local. Na maioria das vezes, estes hotéis têm canis e gatis especiais, além de áreas comuns, em que os animais podem interagir e socializar.
No entanto, atualmente, já há uma série de hotéis que permitem que um pet possa ficar abrigado junto com o seu dono, dentro de um quarto privativo. Para que isso seja liberado, muitos dos estabelecimentos levam em conta tanto o tamanho como (principalmente) o comportamento e o nível de obediência do animal – certificando-se de que a estadia do bichinho de estimação junto com seu dono não gere problemas como barulho excessivo e outros tipos de incômodo para os demais hóspedes do local.
Hotéis fazenda para cães
Além das opções descritas anteriormente, há, ainda, a opção de hospedar o seu cãozinho em um hotel fazenda para cães. Embora, em um primeiro momento, esse conceito possa parecer um tanto estranho, esse tipo de estabelecimento pode trazer uma série de vantagens e benefícios para os cachorros que fazem o check-in.
Destacando áreas amplas e verdes, os hotéis fazenda são o lugar perfeito para que o seu cãozinho possa brincar, entrar em contato com a natureza e gastar bastante energia – multiplicando os benefícios dos simples passeios em parque ou na rua, e diminuindo consideravelmente os níveis de estresse, tédio e ansiedade do animal.
Muitos destes estabelecimentos aceitam a hospedagem de todo tipo de animal – incluindo desde cavalos até porcos – no entanto, há também os que direcionados especificamente para os cães, promovendo a socialização e muitas brincadeiras entre os cachorros. Separados por porte e nível de agressividade, os cães que se hospedam nestes locais têm as suas necessidades específicas atendidas; sendo possível, ainda, que o dono de mais de um cachorro possa manter todos os seus pets juntos no local.
Em boa parte desses tipos de hotel, é possível, ainda, contratar serviços específicos para o seu pet. Para facilitar a vida dos donos que hospedam seus cães, os estabelecimentos contam com serviços de banho e tosa – especialmente para os animais que permanecem no local por períodos mais longos de tempo – e até de terapias comportamentais.
Nesse tipo de terapia (que aposta em trabalhos como a musicoterapia, por exemplo) o animal pode diminuir os seus níveis de hiperatividade, ansiedade e até depressão; tornando-se mais relaxado, menos estressado e, consequentemente, mais saudável e feliz. A prática de esportes também entra na rotina dos cães hospedados nos hotéis fazenda e, com a ajuda de monitores treinados, seu pet pode treinar e virar um campeão de diferentes modalidades de esportes caninos, como a natação e o agility.
Outra enorme vantagem dos hotéis fazenda para cães é a equipe presente no local, formada por veterinários e diferentes especialistas de animais. Contando com esse tipo de profissional, esses estabelecimentos não só garantem o bem-estar e o divertimento do seu pet canino mas, também, a sua integridade física e saúde; já que, qualquer tipo de problema que possa surgir será prontamente analisado e resolvido da melhor maneira pelo time de veterinários do local.
Nenhum comentário:
Postar um comentário