Dicas por Ricardo Tamborini – É possível educar um cachorro velhinho?
É possível ensinar novos truques a um cachorro velhinho?
Claro que sim! Assim como as pessoas mais idosas também podem aprender!
Como ensinar truques a um cachorro velhinho? - Algumas pessoas acreditam que não. No entanto, um cachorro velhinho pode aprender novos truques tão bem como um filhote. Provavelmente, você terá um pouquinho mais de trabalho para mudar alguns hábitos mais antigos, adquiridos pelo cachorro durante boa parte de sua vida, mas isso não significa que seja impossível. Do mesmo jeito, por exemplo, que é difícil modificar certas manias das pessoas mais velhas. No entanto, a diferença entre os cães e nós, humanos, é que com eles a coisa é mais fácil… Rsss…
O mais importante é que você seja paciente, caso um cachorro velhinho não seja capaz de absorver um novo conceito tão rapidamente.
Como ensinar truques a um cachorro velhinho? – Uma boa dica é você usar um outro cachorro como exemplo. Caso você tenha um cachorro mais jovem, uma boa ideia é treiná-los ao mesmo tempo. A tendência é de que o cachorro mais velho adote o comportamento correto de seu companheiro, o que deve faciliar o processo de aprendizado. Cachorros estão sempre tentando agradar seus donos e ao ver um cachorro ser elogiado, irão querer ser elogiados também.
Como ensinar truques a um cachorro velhinho? – Outra dica que serve para qualquer cachorro, é recompensar o bom comportamento. Não esqueça que você jamais deverá se exaltar ou maltratar o cachorro. Perder a paciência e gritar também só irá assustá-lo e confundi-lo ainda mais. Procure falar os comandos com firmeza, recompensando sempre que o cachorro acertar. Desta forma ficará bem claro para o cachorro o que está correto e o que você espera dele naquele momento.
Como ensinar truques a um cachorro velhinho? – Nunca é tarde demais para educar um cachorro. Na verdade, a educação e o carinho, são as únicas formas de ajudar seu cão a tornar-se melhor no convívio com outras pessoas, com crianças e outros animais. A capacidade do cachorro para se adaptar a novas regras é surpreendente, sendo assim, acredite no seu velho amigo! Afinal, não existe uma idade determinada para o cérebro parar de aprender.
Ricardo Tamborini – Adestrador e Especialista em Comportamento Canino
Butterfly
Nenhum comentário:
Postar um comentário