Quando conversamos com os nossos cães, eles fazem de tudo para entender o que queremos dizer, de acordo com um estudo publicado no Journal of Current Biology. A co-autora do estudo, Victoria Ratcliffe, explica que os cachorros prestam atenção “não somente para quem somos e como falamos as coisas, mas também para o que estamos dizendo.”
Nesse sentido, talvez o seu cachorro é um dos membros da sua família que mais presta atenção para o que você está falando, não é?
Embora outros estudos tenham explorado como os cachorros nos entendem, esse estudo se diferencia por mostrar que os cachorros não somente prestam atenção à nossa entonação, mas também ao que estamos tentando dizer com nossas palavras.
Quando o cachorro vira a cabeça para o lado direito, significa uma coisa, já para o lado esquerdo, significa outra
Para entender o que estava passando no cérebro dos cachorros, os pesquisadores reuniram 250 cachorros de diversas raças. Os cachorros foram colocados em uma sala com um alto-falante de cada lado.
Em seguida, os cães ouviram o som de seus donos falando “venha” (em inglês, Come on, then) sem alteração no som, sem a entonação de emoção e mudando a voz do dono. Também ouviram os donos falando o comando de tal forma que as palavras não poderiam ser compreendidas, mas com ênfase na entonação e conteúdo emocional da voz.
Os cachorros têm uma parte do cérebro que processa a fala humana e apesar de não entenderem tudo o que estamos dizendo, eles conseguem entender a mensagem que queremos passar. Dependendo do que falamos, o cachorro vira a cabeça em uma certa direção.
Os cães do estudo viraram a cabeça para a direita quando ouviram as palavras sem emoção e para a esquerda quando ouviram o comando com entonação emocional. Mas quando eles ouviram o som de estático, sem palavras, não viraram a cabeça em nenhuma direção. Isso é importante pois cada virada de cabeça indica o lado do cérebro que está funcionando.
Por exemplo, se o cachorro vira a cabeça para o lado esquerdo quando você fala com ele, isso significa que ele está escutando prioritariamente da orelha esquerda, e que provavelmente está utilizando o hemisfério direito do cérebro. Sendo assim, o estudo sugere que eles processam informações da mesma forma que nós, usando os dois hemisférios do cérebro.
O estudo não diz como os cachorros entendem a informação que queremos passar a eles, mas revela que eles utilizam tanto as informações verbais quanto as informações não verbais que passamos para eles para decifrar a mensagem que queremos passar.
Quem usa mais a comunicação não-verbal: nós ou os nossos cães?
Não são somente os nossos cães que utilizam a comunicação não verbal para entender o que estamos querendo dizer. Umapesquisa americana revelou que 66% de toda a nossa comunicação não é verbal. Quando alguém conversa com você, por exemplo, somente 11% da sua interpretação da mensagem daquela pessoa é baseada no que você escuta: 83% é baseado no que você vê, 3% no que você cheira, 2% no que você sente e 1% no que você sente o gosto.
Quando você fala com o seu cachorro, ele vira a cabeça para o lado direito ou esquerdo?
fonte:http://www.linkanimal.com.br/
Nenhum comentário:
Postar um comentário