Diagnóstico
Após um exame clínico completo, é recolhida uma pequena amostra de sangue do seu animal que será encaminhada para laboratório. A amostra de sangue será submetida a uma bateria de testes de verificarão da sensibilidade para inúmeros agentes causadores de alergias. O número de alérgenos testados corresponde a aproximadamente 90% das substâncias mais importantes existentes no meio ambiente, que podem ser causadoras das alergias.
Tratamento
Existem várias combinações de tratamentos possíveis para controlar os sintomas clínicos de alergias. Medicamentos com base de corticosteróides de curta acção são geralmente utilizados durante um pequeno período de tempo para aliviar os sintomas da alergia. Estes mesmos medicamentos, quando utilizados por um tempo prolongado, podem causar sérios efeitos colaterais para a saúde de seu animal, diminuindo a qualidade e a duração da própria vida. Não devendo ser utilizados sem prescrição médica.
Animais que tenham sinais severos de alergias ou que os sinais clínicos persistem durante todo o ano beneficiarão de tratamentos específicos como a Imunoterapia (injecções de alergenos).
A equipa de veterinários da Casvet Hospital Veterinário poderá ajudá-lo a seleccionar o melhor tratamento consoante as necessidades do seu animal.
Prevenção
Poderá prevenir as alergias com banhos, na tentativa de minimizar o contacto do animal com os alergenos, devendo secá-lo bem. Lave regularmente as camas. Quando leva o seu animal para zonas de campo, poderá também lavar-lhe as extremidades dos membros quando chega a casa. Tente manter o seu animal ao amanhecer e anoitecer em casa. Evite a ingestão e contacto com flores. Os Lírios podem causar Insuficiência renal aos gatos, as Tulipas e Narcisos são flores tóxicas que causam irritação gástrica intensa e problemas do SNC (sistema nervoso central). Os fertilizantes e pesticidas muito utilizados nesta altura do ano possuem substâncias químicas e tóxicas e a sua ingestão poderá causar intoxicação e morte do animal.
No entanto, grande parte das alergias são hereditárias. Não existe verdadeiramente nenhuma maneira de preveni-las mas sim, de controlá-las. O melhor controlo é evitar o contacto do animal com os alergenos aos quais ele é sensível. Um exemplo disso: um animal alérgico a pulgas, é importante controlar infestações das mesmas.
O diagnóstico e tratamento são essenciais para o bem-estar do seu animal. A adopção de medidas sem prescrição médica poderá resultar numa tentativa contra a vida do seu animal. Em caso de dúvidas, contacte-nos.
Casvet, um amigo perto do seu!
fonte:https://casvethospitalveterinario.wordpress.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário